História do Colégio

Uma história de muitos capítulos em favor da educação

A história do Colégio Renovação começou há mais de 30 anos e tem alguns capítulos… O primeiro deles começa em 1982, quando a escola era chamada de A Colmeia e oferecia o ensino da Educação Infantil à 4ª série/5º ano do Ensino Fundamental. Instalada em um único prédio – no qual funciona hoje a secretaria da escola e o setor administrativo –, A Colmeia tinha aproximadamente 100 alunos quando passou a ser dirigida pela Diretora Pedagógica, Maria Lila Martins Moura Sá. Era uma escola muito conhecida no bairro de Jardim Camburi que, nesta época ainda não possuía uma Igreja Católica e cujo “terraço” era utilizado para celebrar as missas.

De 1982 a 1989, muitas coisas mudaram. Anos após ano, a escola cresceu, outras salas foram surgindo, novos prédios foram sendo construídos. E o resultado da qualidade do nosso trabalho gerou um novo capítulo em 1990. A Colmeia se transformou no Colégio Renovação, que assim como o nome trazia um conceito de novidade e inovação ao processo do ensinar-aprender.

A partir desse momento, as portas da escola foram abertas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Pré-Vestibular, e os personagens principais dessa história se multiplicaram: equipes pedagógica e administrativa, professores e alunos passaram a caminhar lado a lado com um mesmo propósito: fazer parte de uma instituição que primava pela educação renovadora!

Ao longo dos anos, o colégio nunca deixou de cumprir esse propósito, apostando sempre no desenvolvimento do processo da aprendizagem. Através de projetos interdisciplinares, todos os alunos do Colégio Renovação participam de atividades que fazem a diferença no seu dia-a-dia. Além do tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro e da já famosa Mostra Cultural, eles participam de vernissages, frutos das aulas de Artes, Viagens de Estudo, Aulas de Campo, Ciranda Literária, Hora do Conto, dentre muitos outros. E desde 2018, têm aula de Robótica, por meio de uma parceria da escola com a Zoom – Educacion For Life.

A diretora Maria Lila continua à frente do empreendimento educacional, mas não está só! A seu lado está a filha e braço direito, Rafaela Martins Moura Sá Muzi Emerick, que além de supervisora da Educação Infantil é a gestora da escola. E recentemente o filho mais novo, Rodrigo Martins Moura Sá Muzi, juntou-se a elas, dando aula de Educação Física.

E esse trabalho em família reforça ainda mais a essência do Renovação, que há mais de três décadas aposta num trabalho sério e feito a várias mãos, que engloba profissionais de educação, alunos e pais. Juntos, fazemos parte da Família Renovação, que assim como o mundo, está em constante evolução.

Venha você também fazer parte desta grande família!

Quem está à frente de nossa Equipe Pedagógica