Vivenciando a literatura de um jeito real

Vivenciando a literatura de um jeito real

Para a criança, o encontro com um escritor é uma experiência única, que ganha vida para além das páginas de um livro. E para os adolescentes, conhecer esse profissional é vivenciar a literatura de um jeito mais próximo e real. É entender que por trás das histórias que leem existem pessoas que pensam, questionam e expressam suas visões de mundo – assim como eles! Esses encontros inspiram os jovens a explorarem ideias, reconhecerem suas próprias vozes e perceberem que a escrita pode ser uma poderosa forma de expressão e transformação.

Receber um autor na escola é transformar a leitura em experiência viva e os alunos do 6º Ano tiveram a oportunidade de conversar sobre o livro “Fininho”, do autor Edmar Zorzal, fazer perguntas e ainda garantir um autógrafo.

“Fininho” é uma história pra lá de inspiradora. O protagonista é um herói cheio de sensibilidade. Uma criança tão magrinha quanto esperta, que faz com que todos se apaixonem pela sua forma de ver o mundo e tenham a certeza de que ele é especial. Repleto de questionamentos, sonhos e perseverança, com altas doses de afeto como todos aqueles que o rodeiam, quer seja gente de verdade, quer seja um frondoso pé de mexerica, carinhosamente chamado de Tangerina por ele. Ver um pouquinho do mundo pelos olhos de Fininho é uma experiência maravilhosa. Participar de suas pescarias, ir com ele à escola, vê-lo sonhar e conquistar seus sonhos, ter vontade de se transformar em Tangerina para lhe dar um colo, essas são algumas emoções que a obra oferece aos leitores. Em um tempo no qual os heróis são dotados de superpoderes que os tornam indestrutíveis, Fininho se diferencia dos demais ao exalar afeto, sensibilidade e persistência. Uma história humana e que atravessa o tempo.