Escola de Pais debate relação entre escola e família

• Data: 28/10/2019

Não é hoje que nós, do Colégio Renovação, defendemos a boa relação entre a família e a escola para garantir a aprendizagem de nossos alunos. E o tema, um dos mais relevantes na educação, foi debatido em mais uma edição de nosso projeto Escola de Pais. O encontro foi realizado na segunda-feira, 21 de outubro, no auditório, e contou com a presença da fonoaudióloga, psicopedagoga e psicanalista Juliana Montes Ricardo.

Durante o bate-papo, Juliana reiterou, vária vezes, a importância do papel dos pais no ensino dos seus filhos. “A base familiar é o alicerce no desenvolvimento humano. Principalmente nas fases da infância e adolescência, os pais são os principais referenciais na formação de seus filhos. Para a formação de um bom aluno, a família é tão importante quanto a escola”, destacou ela.

Também de acordo com a profissional, ao perceber que a família se interessa por seus estudos e por suas experiências escolares, a criança e o adolescente se sentem valorizados, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima, aumentando suas habilidades sociais e diminuindo a chance de problemas comportamentais.

“O processo de acompanhar os estudos do (a) filho (a) deve permanecer tanto na fase da criança quanto na adolescência. E nessa parceria, a cobrança é a última ferramenta a ser utilizada: é necessário estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar, ou seja, para acompanhar os estudos do seu filho tenha sempre uma conversa saudável, separe um momento para acompanhar na tarefa de casa, esteja presente”, deu a dica.