Folclore e brincadeiras de criança: tudo a ver

• Data: 29/08/2019

O Congresso Nacional Brasileiro oficializou no ano de 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. Foi criado, assim, o Dia do Folclore Nacional, uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro, bem como preservar a cultura popular.

A data é sempre lembrada – e celebrada! – no calendário escolar e não poderia ser diferente do Renô. Este ano, a bibliotecária Hevillyn Lauer fez uma atividade muito bacana com as turmas do Jardim I ao 1°ano: Brincadeiras do Folclore.

Tudo começou com a leitura da história “Pipa Pepita”, de Lúcia Góes. Depois disso, todos colocaram a mão na massa e confeccionaram pipas, petecas e bonecas de pano, ou seja, brinquedos do folclore. E ganharam de lembrança uma pipa para brincarem com a família!

“E foi muito legal ver como as brincadeiras antigas ainda fazem sucesso com os pequenos, mesmo com o passar dos anos”, comemora Hevillyn, muito satisfeita com o resultado da atividade.

Mais sobre a data

O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centros culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar adiante a riqueza cultural de nosso folclore. Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. É o momento de contarmos e ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula sem cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, dentre muitas outras.

Nesta data, também são valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas folclóricas.