3º Ano visita a Unidade de Transbordo e planta mudas

• Data: 21/08/2019

Inaugurada em maio de 2008, a Unidade de Transbordo mudou definitivamente o tratamento do lixo coletado em Vitória. Com a implantação do sistema, os resíduos coletados na cidade de Vitória e levados até a unidade são transferidos dos caminhões compactadores diretamente para carretas basculantes, que fazem o transporte do material para o aterro sanitário. Com a mudança, os resíduos domiciliares não têm nenhum contato com o solo, o que reduziu bastante os impactos ambientais gerados no meio ambiente, porque evita a contaminação do solo.

Se para você essas informações são novidade, para os alunos doo 3º Ano do Renô, não! Na quarta-feira, 13 de agosto, as meninas e meninos visitaram a Unidade de Transbordo, em Resistência, conheceram a unidade e seus benefícios, e ainda fizeram o plantio de mudas com composto orgânico que os próprios estudantes produziram na escola.

No local, o grupo recebeu orientações da equipe da Central de Serviços. E lá, teve a chance de entender todo o processo realizado na unidade. Os estudantes acompanharam a chegada dos caminhões de lixo seco e de lixo úmido; viram como acontece a separação dos resíduos para serem enviados às associações de catadores e como funciona o galpão de móveis recolhidos pelo serviço Papa-Móveis, que são doados.

“Aqui na Unidade de Transbordo, os alunos veem e entendem a importância de fazer a separação do lixo nas suas casas para terem uma destinação correta, ajudando famílias de catadores e também o meio ambiente", destacou o coordenador de Coleta Seletiva, Olympio Barcelos.

A educadora ambiental Osneia Peccoli informa que o trabalho possibilita que estudantes e comunidade possam ter acesso a informações importantes sobre os resíduos, como qual o caminho percorrido pelo resíduo quando sai da residência, o que são resíduos secos e úmidos, o que são e o que fazem as associações de catadores, como podemos reaproveitar os resíduos orgânicos em casa e realização de oficinas para reaproveitamento de materiais, como confecção de pufes com garrafas pet.

Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço online.