Dia do Estudante: teve de gincana de robótica a cineminha

• Data: 18/08/2019

Dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante e é claro que a semana começou de maneira diferente no Renô. Teve a 1° Gincana de Robótica com os alunos maiores e cineminha bastante especial para os nossos pequenos.

A 1ª Gincana de Robótica do Renovação, realizada sob supervisão da professora Lourhania, foi pensada e realizada com a proposta de comemorar o dia do estudante e realizada entre os alunos do Ensino Fundamental, e do 1o e 2o Anos do Ensino Médio.

A gincana foi composta por três etapas – cabo de guerra, luta de sumô e corrida de largada.  Todas acompanhadas de um passa ou repassa com perguntas de conhecimentos gerais para meio de desempate.

“O objetivo geral era brincar e por meio da brincadeira fortalecer a iniciativa da robótica educacional, como ferramenta de ensino”, explicou Louhania, completando em seguida. “E foi lindo! Todos se divertiram e aprenderam!”

Já os pequenos assistiram ao filme “O Parque dos Sonhos”, que fala sobre a construção de uma maquete com materiais recicláveis, assunto que retomaremos na semana das crianças com a oficina de autômatos com material reciclável.

Entendendo a data

Para entender as comemorações do 11 de agosto, é preciso voltar na história, pois em 11 de agosto de 1827, D. Pedro I autorizou a criação dos primeiros cursos superiores no Brasil. Foram criadas as Faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, e do Largo do São Francisco, em São Paulo, pioneiras no ensino superior.

Dessa forma, a comemoração do Dia do Advogado, que no Brasil também é celebrado no dia 11 de agosto, é uma forma de comemorar o início do ensino superior e das disciplinas jurídicas em solo brasileiro. Em 1927, durante as comemorações do centenário dessa data, o jurista Celso Gand Ley sugeriu que essa celebração fosse mais abrangente, comemorando também o Dia do Estudante.

Outro fato que reforçou ainda mais as comemorações dessa data foi a criação da União Nacional dos Estudantes (UNE) no dia 11 de agosto de 1937. Com o objetivo de representar os estudantes de diversas categorias, a UNE participou de movimentos populares, como as “Diretas Já” e os “Caras Pintadas”.