Atividades Diárias

Jardim 1 comemora o aniversário do pingo de mar

  • Data: 27/06/2019

Os pingos! É sobre eles que os alunos do Jardim 1 estão lendo e aprendendo do livro paradidático de mesmo nome assinado pela dupla Mary e Eliardo França, um dos pares mais conhecidos da nossa literatura infantil.

E aí, aproveitando o trabalho que está sendo desenvolvido em sala de aula pela professora Andreia, nossa bibliotecária, Hevillyn, está desenvolvendo lá no seu “cantinho do saber” atividades que abordem a personalidade e característica de cada Pingo da história de Mary e Eliardo.

Este mês, em apoio ao livro, ela leu com os pequenos a história “Aniversário do Pingo de Mar”. E para comemorar a data especial, eles fizeram uma festinha na biblioteca para o aniversariante, com direito a chapéu de aniversário e bolo. Alguma dúvida que nossas meninas e meninos amaram?

Sobre a coleção Pingos

A coleção “Os Pingos”, de autoria do casal, surgiu da junção dos conceitos pedagógicos e da vontade de fazer uma história diferente com personagens fixos. “A história dos Pingos veio quando ele fazia palestras com base nos conceitos pedagógicos que tinha como objetivo chamar a atenção para o desenvolvimento cognitivo e a importância da leitura. Então, tivemos a ideia de transformar gotas em personagens”, conta Mary. O número de personagens – sete – também foi cuidadosamente pensado pelo casal. “A partir daí, começamos a definir as peculiaridades de cada personagem e, para isso, fizemos uma pesquisa com relação à emoção das pessoas com as cores.”

Mary explica que uma pessoa que se identifica mais com a cor vermelha, por exemplo, é mais atraída pela emoção. “Representamos essas características nos pingos. O verde tem a característica de ser pesquisador; o amarelo é alegre/otimista; o laranja tem o espírito aventureiro; o azul-claro tem o perfil de artista; o azul-escuro é o dorminhoco; e o lilás tem a característica de ser comilão”, relata. “A partir da escolha da personalidade dos Pingos, criamos os nomes, especificamos onde seria a casa deles e tudo tomando como base os conceitos pedagógico.”

Sobre o sucesso da coleção, Mary conta que recebe fotos de crianças do Brasil inteiro que fazem teatro e representam tendo Os Pingos como inspiração. “O feedback do público tem sido fantástico, o que nos incentiva e nos deixa sempre muito feliz”, finaliza.