Atividades Diárias

Consumo consciente e preservação de recursos naturais em debate

  • Data: 19/06/2019

O Projeto Criar e Reinventar, Jamais Desperdiçar!, do 3º Ano, não para!  Uma nova atividade agitou a programação das turmas e desta vez eles receberam a visita de uma equipe da EDP Escelsa, que foi à escola falar sobre o consumo consciente de energia e preservação dos recursos naturais.

E sabe o que ficou claro durante o bate-papo? Que ser um consumidor consciente e economizar recursos naturais é papel de cada um!

O primeiro passo pode vir de pequenas ações de consumo consciente de energia elétrica. 

Vamos começar por pequenas ações que nós mesmos podemos controlar em nosso dia a dia: aproveitar a luz solar e evitar acionar luzes em ambientes que poderiam ser naturalmente iluminados; evitar banhos demorados e ajustar a chave de potência do chuveiro para um nível confortável de acordo com a estação do ano; manter os carregadores fora das tomadas; evitar dormir com a TV ligada; entre outras pequenas ações que, inclusive, refletem em economia financeira. E isso é ser sustentável!

Preservação de recursos naturais

O que torna tão premente a conservação dos recursos naturais é o fato de que diferentemente de outros recursos eles não podem ser criados e nem manufaturados pelo homem, ou seja, se acabarem não serão repostos. A única solução, portanto, é a preservação, que se origina a partir do entendimento de que precisamos cuidar daquilo que a natureza nos oferece.

Os chamados recursos naturais são elementos providos pela natureza, como florestas, água, minerais, vida selvagem, solo entre outros. As reservas desses recursos vêm sendo desperdiçadas ao longo dos últimos anos, num ritmo que nos coloca diante de um cenário um tanto quanto assustador.