Jardim 1 e Jardim 2 comendo de tudo um pouco

• Data: 18/06/2019

Observadoras e muito atentas a tudo o que diz respeito aos pequenos do Jardim 1 e do Jardim 2, as tias Andréia e Lara notaram que mesmo com todo movimento acerca de qualidade de vida e alimentação saudável que virou tendência mundial, alguns alunos continuam levando de casa produtos industrializados com bastante frequência para a hora do lanche na escola. São guloseimas do tipo chips, doces, refrigerantes e achocolatados – alimentos que consumidos com frequência fazem mal à saúde. E foi a partir dessa observação que nasceu o Projeto de Alimentação Saudável Comendo de Tudo em Pouco, desenvolvido em parceria com a nutricionista da escola, Scheila Ricardo.

A ideia,  aqui, como elas fazem questão de frisar, é promover e incentivar as crianças e suas famílias a melhorarem seus hábitos alimentares de forma atrativa, envolvente e lúdica, dentro e fora da escola.

“É importante saber também que esses alimentos não precisam ser proibidos ou excluídos para sempre da vida dos pequenos, porém devemos ensiná-los a consumir com moderação e sem exageros”, alerta Sheila.

Outro detalhe  que faz toda a diferença no sucesso do projeto é que ele começa em sala de aula, mas continua em casa, com a parceria da família, já que toda semana cinco alunos participam do Desafio do Suco e levam a bebida escolhida para a sala de aula, de forma que seja compartilhada com os colegas.

Na primeira semana de projeto, os sucos escolhidos para o desafio foram Suco Verdinho (couve, maçã, laranja e hortelã. Bater no liquidificador todos os alimentos. Não precisa coar.); Suco Amarelinho (laranja, cenoura manga, gengibre. Bater no liquidificador todos os alimentos. Não precisa coar.); Suco Rosa (beterraba, melancia e laranja. Bater no liquidificador todos os alimentos. Não precisa coar.); Suco refrescante (abacaxi, melão, maracujá. Bater tudo no liquidificador e coar.); e Suco Cremosinho (mamão, laranja, manga. Bater no liquidificador todos os alimentos. Não precisa coar.).

“As crianças  amaram o desafio e os sucos, experimentaram todos”, comemora Tia Sheila.

Cronograma do projeto

Para ficar por dentro do projeto Comendo de Tudo um Pouco, confira o que está previsto na programação semanal das crianças:

Segunda-feira – Dia de levar uma fruta à escolha da criança.

Terça-feira – Dia do desafio do suco (O dia em que a família será desafiada vai ser escrito na agenda).

Quarta-feira – Neste dia, a criança não pode levar nenhum alimento de menor consumo, como refrigerantes, chips, suco de caixinha, biscoitos industrializados, doces, etc.

Quinta-feira – Neste dia, as crianças e familiares que foram desafiados deverão levar um lanche saudável para compartilhar com os coleguinhas de sala. (Atenção, pais! Fiquem de olho na agenda para saber o dia em que a família vai receber essa tarefa, que deverá ser desenvolvida junto com a criança).

Sexta-feira – Dia livre

O cronograma deverá ser seguido até o encerramento do projeto.