Atividades Diárias

Experimentos químicos do 2º Ano

  • Data: 14/06/2019

Uma Aula Experimental de Química movimentou a turma do 2º Ano do Ensino Médio esta semana. Sob a coordenação do professor Alessandro, as moças e rapazes desenvolveram algumas experiências no Laboratório de Ciências  e no  pátio da escola, e certamente saíram de lá com a certeza de que a disciplina não é o bicho-papão que muita gente pinta.

Juntos, eles colocaram a mão na massa e realizaram a seguintes experimentações:

- Condução e produção de energia com água salgada: Para quem não sabe, a água salgada é uma ótima condutora de energia elétrica. Por isso, a turma desenvolveu um projeto para produzi-la.

- Serpente de faraó, experimento em que o açúcar reage com o bicarbonato de sódio e fogo, E quando ocorre a combustão do bicarbonato e do açúcar, na hora de evaporar, eles formam uma camada cinza após entrarem em contato com o ar.

- Massa newtoniana: Nesse experimento, junta-se maisena com água, formando uma mistura coloide. As partículas do amido de milho ficam em suspensão na água e ficam duras quando é aplicada força. Tudo por causa da viscosidade.

- Arco- Íris de açúcar, em que o líquido de menor densidade vai para cima e o de maior desce.

- E por fim, a Reação do camaleão, que consiste na refração da luz. Para realizar o experimento utiliza-se a oxidação do potássio. E quando o íon de pergamanato entra em contato com a solução de água, soda cáustica e açúcar “pega“ os elétrons liberados por ela, gerando uma mudança de cores.