Aprendendo a voar: alunos lançam foguetes!

• Data: 15/06/2022

O conhecimento é processo que precisa passar por duas vias: a teórica e a prática. A teoria é possível por meio do mundo de conhecimento que existe nos livros. Já a prática necessita, dentre outras coisas, de experimentação!

É mais ou menos assim: a experimentação alia teoria e prática, possibilita o desenvolvimento da pesquisa e desperta a curiosidade e o interesse do aluno. Transforma, assim, o estudante em sujeito da aprendizagem.

E foi justamente pensando em transformar nossas meninas e meninos em sujeitos da aprendizagem que o professor Gabriel, do Laboratório de Ciências, desenvolveu com as turmas do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental 1 uma atividade experimental com garrafa pet.

A atividade foi relacionada com a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), uma olímpiada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível.

Por meio da aula prática, os alunos aprenderam que os foguetes podem voar por simples impulso ou ter algum tipo de combustível, geralmente água e ar comprimido ou bicarbonato de sódio e vinagre. Foi divertido? Foi! Mas eles também aprenderam muito, muito, muito!