Expedição do 8º Ano ao Parque Estadual Paulo César Vinha

• Data: 01/06/2022

Você conhece o Parque Estadual Paulo César Vinha?  Sabe onde fica, conhece um pouco de sua história e diversidade?

Caso saiba pouco sobre ele, que já foi chamado Parque Estadual de Setiba, procurem conversar com os alunos do 8º Ano, pois o parque, localizado em Guarapari, foi o local escolhido para a Aula de Campo das turmas. E certamente, depois do "banho" de informação que moças e rapazes tiveram, eles têm tudo para serem agentes multiplicadores de conhecimento.

Mas como nós adoramos falar sobre esses lugares cheios de vida, vamos dar alguns spoilers.

O Parque possui esse nome em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, que era contra o extrativismo de areia na região e foi assassinado devido à sua luta pela preservação da área;

A reserva possui uma área de 1.500 hectares, encontra-se numa planície litorânea e sua principal formação florestal é a restinga.

Existe uma grande diversidade de ambientes em sua área, como dunas, lagoas e planíceis alagadas, e também muitas formações vegetais.

O Parque abriga espécies da flora e da fauna ameaçadas de extinção, como a pimenteira-rosa e o ouriço-preto, e algumas espécies endêmicas, como algumas pererecas e libélulas.

A Lagoa de Caraís é a sua principal atração.

Em suma... é um lugar de vida, de verde, de muito conhecimento a ser explorado e, sobretudo, respeitado!