Um mergulho no Mosteiro Zen Budista

• Data: 10/05/2022

Primeiro mosteiro budista da América Latina, o famoso centro localizado em Ibiraçu foi o destino da Aula de Campo dos alunos do 6º Anos e devido à riqueza do conteúdo prático que seria trabalhado envolveu três áreas do conhecimento: Geografia, História e Ciências.

No interior do mosteiro, os alunos vivenciaram práticas executadas por monges, aprenderam um pouco sobre o budismo no Brasil e no mundo, e tiveram a oportunidade de ver que há meios de utilizar os recursos da natureza e promover a satisfação material e espiritual da sociedade.

Meninas e meninos saíram daquele recanto um tanto extasiados com tanta novidade...

Além de aprendizado, a aula rendeu fotos sensacionais!

Características do budismo

- O budismo se caracteriza por uma série de ensinamentos que guiam o ser humano desapegar de todos os defeitos próprios da humanidade como a raiva, ciúme, inveja para desenvolver as qualidades como o amor, generosidade, sabedoria etc.

- O budismo, assim, é uma atitude perante o mundo, pois seus seguidores aprendem a desapegar-se de tudo o que é transitório, o que resulta numa espécie de auto suficiência espiritual.

- O Carma é assunto de destaque no Budismo. Segundo esta ideia, as boas e más ações (surgidas da intenção mental) trarão consequências nos próximos renascimentos. Em cada um deles, o ser vai ter a oportunidade de largar de tudo aquilo que o impede de alcançar a perfeição.

- Portanto, o renascimento, processo em que passamos por vidas sucessivas, é justamente o ciclo onde se busca romper o sofrimento para ascender às moradas mais puras. Este ciclo vicioso de sofrimento é chamado "Samsara" e é regido pelas leis do Carma.

- Dessa forma, o caminho pretendido no Budismo é o “Caminho do Meio”, ou seja, a prática do não-extremismo, tanto físico quanto moral.

Buda

O Buda não é para os seguidores da doutrina um ente particular, mas um título dado a um mestre budista ou a todos os que alcançaram a realização espiritual do budismo. Assim, Buda, em hindu, quer dizer "o Iluminado" ou "o desperto".