Alunos Renô participam de vídeo sobre meio ambiente

• Data: 02/07/2021

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado em 5 de junho, mas nunca é demais ou tarde para falar sobre esse tema. Principalmente quando o assunto traz consigo consciência, sensibilidade e criatividade de nossos alunos.

Cerca de 200 estudantes do 5º Ano, do Colégio Renovação e das escolas Monteiro e Crescer PHD, participaram da campanha Meio Ambiente e Consumo Consciente, cujas atividades foram elaboradas pela secretaria municipal de Meio Ambiente de Vitória, por meio da gerência de Educação Ambiental e que culminou num vídeo todo montado com desenhos e frases temáticas. No Renô, a ação foi coordenada pelas professoras de Artes Lidiane e Patrícia e quem quiser conferir o vídeo basta acessar o link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=Kp1EyrrFhmY

Mais sobre a atividade

“A nossa proposta foi despertar nos alunos e em seus pais o senso do consumo consciente. Acreditamos que a presença da família é fundamental nesse processo de aprendizagem, e a atividade on-line permite essa integração”, destacou o subsecretário de Qualidade e Bem-estar Animal da prefeitura de Vitória, Breno Panetto.

A educadora ambiental Osnéia Peccoli, do Centro de Educação Ambiental da Mata Paludosa, situado no Parque da Revis da Mata Paludosa, em Jardim Camburi, lembra que, por meio do projeto Vitória Cidade Limpa alunos aprenderam vários conteúdos, como descarte correto de resíduos, reciclagem e reaproveitamento, além de consumo consciente, que nada mais é do que consumir melhor, tomando decisões no momento da compra, entendendo o efeito ou impacto dessa aquisição para o meio ambiente, a saúde e a sociedade.

“Assim, os alunos podem aprender que todo produto ou serviço traz consigo consequências positivas e negativas, além de compreender que o ato de consumir afeta não apenas quem faz a compra, mas, principalmente, o meio ambiente e a sociedade em geral”, destacou Osnéia.

Hábitos

A gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, ressalta que o trabalho possibilitou aos estudantes e familiares observar o quanto é importante refletir sobre os hábitos de consumo e estar atento à real necessidade do que consumimos.

“Outros pontos a refletir são em relação a produzir menos resíduos, conhecer a origem e os processos de fabricação dos produtos que compramos e saber os impactos que eles causam ao longo de toda sua vida útil, desde a extração da matéria-prima ao descarte final. Essas são algumas das atitudes que fazem parte do consumo consciente”, ressalta.

Atividades da campanha

Apresentação com informações sobre resíduos: tipos, destinação, reaproveitamento e setores responsáveis;

Unidade de Transbordo: envio do vídeo da oficina de confecção de vaso autoirrigável e apresentação sobre funcionamento do setor e distribuição dos resíduos sólidos de Vitória;

Reaproveitamento e como descartar: envio do vídeo da oficina de confecção de puffs com garrafa pet e apresentação sobre formas de reaproveitamento dos resíduos secos e descarte correto dos resíduos;

Roda de conversa com catador: momento de conversa para esclarecimento de dúvidas sobre resíduos secos;

Desafio do conhecimento: 10 perguntas sobre resíduos sólidos;

Apresentação on-line: informações sobre “Meio Ambiente e Consumo Consciente” e orientação para confecção dos desenhos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Colégio Renovação e Prefeitura Municipal de Vitória